Bali é uma das mais populosas das 17.504 ilhas da Indonésia. Apesar de ter tamanho reduzido (aproximadamente 5 620 km²), é um proeminente ponto turístico da região. Encontra-se entre as ilhas de Java, a oeste, e Lombok, a leste. A capital provincial é Dempassar.
A ilha, considerada a mais hospitaleira do arquipélago indonésio, é procurada por turistas de todo o mundo, principalmente pelas suas praias paradisíacas. As mais freqüentadas pelos turistas localizam-se ao sul da ilha, como Nusa Dua e Kuta.
Os incontáveis templos hindus são igualmente famosos internacionalmente, tornando uma viagem a Bali uma experiência revigorante para o corpo e a alma.
Cerca de 80% da população indonésia é mulçumana, mas a ilha de Bali abriga quase a totalidade dos adeptos do hinduísmo, que está presente em tudo. As oferendas são colocadas estrategicamente nas calçadas, em frente a todas as lojas e casas.
Calcula-se que existam cerca de 22 mil templos, sendo os mais importantes os de Tanah Lot, no meio do oceano; o de Uluwatu, conhecido como "templo dos macacos"; o de Besakih, considerado um dos mais importantes; e o de Ulun Danu, que fica no lago Bratan.
A superfície Bali é montanhosa, apresentando diversos vulcões (muitos ativos). Tem como seu ponto mais alto o Monte Gunung Agung, um vulcão cuja última erupção ocorreu no ano de 1963.
Apesar de o Indonês (Bahasa Indonesia) ser o idioma oficial do país, em Bali se fala um dialeto local: o Balinês, que não é compreendido pelos habitantes das demais ilhas do arquipélago. Ainda falam-se mais de 250 outros dialetos nas diferentes localidades da Indonésia.
A comunicação não é um problema. Por estarem acostumados a receberem turistas, muitos balineses falam inglês. |