Rodeada por um mágico silêncio, a 120Km do Cusco, sobre a vertente do rio Urubamba, está um dos mais belos monumentos arquitetônicos da terra. Considerado também como um lugar místico, gerador de energia vital, Machu Picchu (2.400 m de altitude) é admirável pela solidez da edificação, o equilibrado uso do espaço e o harmonioso complemento com o meio natural. O seu nome provém do
vocábulo quenchua, que significa montanha velha.
Está estrategicamente localizada para evitar a presença dos inimigos e rodeada por profundos cânions e impressionantes montanhas chamadas pelos incas de Apus ou deuses tutelares. Toda zona está coberta por uma espessa vegetação.
Machu Picchu foi totalmente construída em pedra, aproveitando todos os espaços, em harmonia com a funcionalidade.
Destacam-se dois setores: a zona urbana, que compreende templos, palácios, praças, depósitos, atelieres, escadarias e fontes, entre outros: e a zona agrícola, conformada por vários tipos de escadarias ou terraços para o cultivo.
O Santuário Histórico de Machu Picchu é uma área que foi tombada como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade pela UNESCO, em 1983.
Clima: Durante o ano todo se pode visitar Machu Picchu - Peru, apesar de que os melhores meses sejam entre abril e outubro. Há estações diferenciadas: de novembro a março, verão com presença de chuvas e umidade; de abril a outubro, inverno ou temporada seca. |